sábado, 3 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!!!

NATAL

                       
                             Há quem diga que família  reunida só é tolerável em  álbum de retrato.  Que maldade!   Quem ama seus familiares e tem  a felicidade de tê-los `a sua volta não pode de deixar  de aproveitar o Natal para reuni-los em casa numa alegre ceia.   E tudo ficará mais bonito e adequado se a tradição Natalina    for  respeitada. Como fica difícil dar um presente a cada um, faça amigo secreto estipulando um valor xis do presente, se o sorteio do amigo secreto for tirado na hora procure trazer algo que sirva para ambos sexos, ex: perfume,camisa de malha,agenda do ano próximo, jogo de caneta bem bonito, um jogo de toalha bonito etc...
            Mas se você resolver escolher antes, reúna as pessoa que irão participar da ceia uma semana antes, o gostoso da brincadeira e manter o segredo de que você tirou.                          
           Não esqueça de armar a árvore natalina e o presépio faça isso com a ajuda da crianças elas vão adorar, decore sua casa para homenagear o aniversariante JESUS, aproveite a ocasião para falar sobre o nascimento de JESUS  para as crianças, muitas delas talvez nunca ouvir míngüem contar esta linda e real historia sobre MARIA,JESUS E JOSE.  


ARROZ  COM  PASSAS

1 kg de arroz  (15 pessoas)
300gr de passas  de uvas
1 dente de alho amassado
sal a gosto
1 cebola bem picadinha
½ copo de óleo
1 ½ litro de água quente
1 copo de vinho branco
sal a gosto

                                 MODO DE FAZER

                        Lave bem o arroz e deixe escorrer bem. Numa panela bem grande e larga, refogue bem o alho, a cebola e coloque o arroz refogando um pouco,ponha um pouco da água quente que tape o arroz passando um dois dedo, tampe a panela e deixe em fogo baixo de só uma leve mexida.   Coloque as ameixas de molho com o vinho.       Quando o arroz estiver quase seco experimente se esta  bom se estiver ainda meio durinho coloque mais água e as passas escorrida de uma leve mexida com um garfo e torne a tampar a panela.  Se for necessário colocar mais água coloque mas sempre aos pouco para mão cozinhar demais  o arroz.

 Coloque um salpicão na sua ceia de natal ou uma maionese de sua preferência.     Coloque também uma salada crua  ver no almoço dos pais, tem um canelone que cai bem na ceia de natal.   Mas não esqueça daquele prato que a sua família faz no natal que virou tradição na ceia.              


PERU  NATALINO


1 peru
2 ½ xícaras de farinha de mandioca
2 cebola grande picadinha
3 colheres (sopa) de  óleo
abacaxi e ameixas 
folhas de alfaces
200gr de bacon
sal, cuminho e um cubo de caldo de galinha
2 dente de alho

                           MODO DE FAZER

                       Limpe e retempere o peru, com sal,cuminho e o caldo de galinha diluído em um copo de água quente e o dentes de alho amassado com o sal, de um dia para o outro.  Pique os miúdos, e  refogue com a cebola e deixe cozinhar com um pouco do caldo que esta o peru de molho.  Numa panela refogue uma cebola com uma colher de óleo e uma de margarina coloque um pouco do bacon e deixe fritar um pouco e misture o miúdo já bem cozido com um pouco do óleo onde ele estava, e misture a farinha mexendo sempre, formando assim uma farofa, recheie o peru com esta farofa, em cima dele de um corte no peito e coloque um pouco do molho dentro e introduza uma fatia de bacon.  Enrole em papel alumínio a forma com duas volta e leve ao forno  quente por 2 horas.          
                    Depois de duas horas retire o papel de alumínio e deixe mais um pouco para que fique bem dourado, se ainda estiver muito caldo na forma escora, e de uma regada com um pouco do molho por cima do peru.   Depois de bem assado retire-o da forma com cuidado para uma bandeja grande, coloque na volta do peru a farofa que sobrou e alfaces picada decorando a travessa em cima onde fez o corte coloque meia fatia de abacaxi introduzindo, nas laterais coloque uma fatia do abacaxi sem o talo do meio para poder colocar uma ameixa presa com um palito, ou decore a gosto.





                         PERNIL  ASSADO  

1 pernil de porco (3 kg)
4 dente de alho amassado com sal
pimenta, cuminho,noz-moscada,cravo-da-índia,vinagre e soco de limão a gosto
3 folhas de louro
1 ½ copo de vinho branco
½ copo de óleo

                          MODO DE FAZER

                  Limpe bem o pernil, e coloque em uma vasilha funda. Faça uma pasta misturando o alho amassado com o sal junte a  pimenta do reino e os demais tempero, esfregue bem na carne, espete os cravo–índia no pernil em vários pontos da carne e regue com o vinagre misturado com o limão e o vinho e reserve por 24 horas.       Coloque em uma assadeira com um pouco do molho e regue com o óleo cubra com papel alumínio e deixe no forno assando por 3 horas.  Depois retire o papel e deixe dourar um pouco sirva em uma travessa decorando na volta com verdura crua ou cozida a preferência e sua.  



Receita de Salpicão de frango
Ingredientes
2 kg de peito de frango
2 latas de milho verde
4 maças ácidas picadas
500g de passas sem caroço
100g de azeitonas picadas
1 lata de castanhas de caju picadas
1 vidro de maionese
500g de batata palha
Modo de Preparo
Tempere os frangos.
Desfie-os depois de cozidos.
Misture todos os ingredientes, deixando por último a batata palha.
Rendimento
10 porções
Salpicão de Frango 2
Ingredientes
1 peito de frango cozido desfiado
1 xícara (chá) de maionese
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de cenoura em cubos, cozida e escorrida
1 xícara (chá) de vagem em cubos, cozida e escorrida
1 lata de palmito picado e escorrido
1 lata de ervilha escorrida
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços picadas
1 xícara (chá) de presunto em cubos
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de talos de salsão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeitonas pretas e salsa para decorar
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes.
Leve à geladeira por 1 hora.
Decore com azeitonas e salsa.
Sirva em seguida.


                       

TORTA   NATALINA


MASSA DE PÃO-DE-LÓ

6 ovos
3 xícaras de açúcar refinado
1 copo de leite (pequeno)
3 ½ xícaras de farinha de trigo com fermento
  
                     MODO DE FAZER

        Bata na batedeira em alta voltagem os ovos inteiros, ate que fique espumoso e dobre de volume, vá colocando o açúcar aos poucos sempre batendo, depois de bem batido retire da batedeira e com um batedor de claras vá juntando a farinha alternando com o leite.  Despeje em uma forma redonda (30cm ) untada e forrada com papel  manteiga também untado, leve ao forno quente chama moderada.     Depois de assado retire da forma ainda morno.

RECHEIO:

3 lata de leite moça
2 lata de creme de leite
300 gr de ameixas
300 gr de castanhas
3 colheres (sopa) de margarina

                           MODO DE FAZER
            1-Numa panela coloque 2 lata de leite moça, as castanhas moídas e l colher de margarina. Leve ao fogo brando até ficar um creme espesso.
  

         2- em outra panela coloque as ameixas picadinhas, os cremes de leite, e o leite moça mais uma colher de margarina e leve ao fogo brando até ficar cremoso.

 MODO DE MONTAR:Abra o bolo duas vezes formando três discos de massa. Umedeça com uma calda ou champagne, coloque  o primeiro recheio, por cima outra camada da massa torne a umedecer e colocar o segundo recheio e a ultima camada da massa também umedecida.  Por cima decore com uma marshmello, e frutas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário