FESTAS JUNINAS
Como a maioria das festas brasileiras de fundo religioso,a festa junina não e nossa. E de origem portuguesa foi trazida pelos primeiros colonizadores que vieram para o BRASIL.
Documento de 1583 já registram o prazer dos índios em comemorar os dias de SÃO ANTONIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO hábito introduzido pelos JESUITAS.
E uma festa alegre, enfeita-se as casas com bandeirinhas e balões de papel coloridos, acende-se uma fogueira no quintal ou em frente as casas,tanto as crianças como os adultos soltam fogos de artifícios na volta da fogueira.
As musicas são alegres e as comidas a maioria feita de milho, amendoim e castanhas, as bebidas preferidas são quentão, sangria,licor e batidas de todo o sabor. Mas cada região tem sua comida típica.
QUENTÃO
2 maçãs cortadas em cubos
11/2 xícara de açúcar
1 garrafa de vinho tinto seco
1 litro de água
2 copo de pinga
6 dente de cravo da índia
2 pauzinhos de canela
gengibre
MODO DE FAZER
Coloque tudo no fogo em uma panela menos a pinga e o vinho, deixe ferver por um dez minutos, e coloque o vinho e a pinga. Sirva quente.
10 jenipapo
2 garrafa de pinga da boa
½ kg de açúcar
MODO DE FAZER
Este licor para ficar o jenipapo bem cortido na pinga um ano ante do dia que vai se fazer. Lave e enxugue o jenipapo, descasque corte em pedaços bem pequeno e coloque em um recipiente grande com a pinga e deixe por um ano tampado. Depois de um ano escora apertando bem para extrai a pinga ou bata um pouco no liquidificador e depois passe na peneira, faça uma calda com o açúcar e jogue a liquido coado e deixe.
OBS; Caso queira um licor forte deixe a calda esfriar antes de por o liquido coado de jenipapo, ou coloque nela quente mas fora do fogo.
E reserve o licor por mais alguns meses antes de servir.
OBS: O JENIPAPO NÃO PODE IR AO FOGO PARA NÃO ALTERAR O SEU FINO GOSTO.
NO LUGAR DO GINIPAPO PODE SER QUALQUER OUTRA FRUTA.
BATIDA DE VINHO
1 Leite moça
1 garrafa de vinho seco
½ copo de pinga
MODO DE FAZER
Bata tudo no liquidificador com gelo, sirva gelado
MUNGUZÁ
6 a 8 espigas de milho grandes
1 ½ xícara de açúcar
leite forte de um coco
MODO DE FAZER
Rale o milho ou passe os grãos no processador, misture o leite de coco e bata no liquidificador, coe e junte o açúcar leve ao fogo para engrossar um pouco. Despeje em uma travessa e polvilhe com canela em pó. Serva quente ou frio, e uma delicia.
CANJICA
500 gr. De milho de canjica (branca)
2 a 3 xícaras de açúcar
água o suficiente para cozinhar o milho
leite de 1 ou 2 coco (leite grosso)
3 alho da índia e 2 pauzinhos de canela
1 colher de chá de sal
MODO DE FAZER
Coloque o milho de molho na água de véspera, no outro dia escora e coloque para cozinhar em água que tape bem o milho ate o milho ficar mole, junte o açúcar, o sal, a canela, o cravo e o leite de coco. E deixe cozinhar ate engrossar um pouco e pegar o gosto.
Depois de pronto sirva com canela em pó.
OBS.No sul do Brasil no lugar de leite de coco se coloca leite de vaca. E tem pessoas que coloca leite moça e elimina o açúcar.
MINI CURAU
1 ½ xícara de açúcar
8 espigas de milho grandes
2 xícaras de água
1 colher de margarina rasa
e margarina para untar
MODO DE FAZER
Bata no liquidificador o milho com a água e peneire jogando fora o bagaço reservando o suco do milho. Coloque em uma panela junte o açúcar e a margarina leve ao fogo alto mexendo sempre ate soltar do fundo da panela unte umas forminhas com margarina, e preencha as forminhas com o curau ainda quente. Deixe esfriar e desenforne e sirva.
PAMONHA DE MILHO
8 a 10 espigas grandes de milho verde
l coco ralado
1colher de margarina derretida
açúcar e sal a gosto
3 xícaras de água
MODO DE FAZER
Descasque as espigas de milho, remova os cabelos e com uma faca retire os grãos do sabugo, bata no liquidificador com a água e passe em peneira bem grossa, ponha o açúcar, o sal, e a margarina derretida rale o coco e junte, leve ao fogo para engrossar um pouco.. lave as casca do milho e forme para amolecem. Enrole formando uma cumbuca coloque um pouco da creme ponha outra cumbuca como tampa e amarre leve a cozinhar em uma panela com bastante água quente e com sal, estará pronta quando exalar um cheiro de milho.
OBS: se for fazer pamonha salgada diminua o açúcar e aumente o sal. E na hora de colocar a massa nas cumbuca coloque um pedaço de queijo branco .
Ou lingüiça calabresa picada ou cortada em tiras finas.
QUEIJADINHA DE COCO
1 coco ralado
100gr de queijo ralado
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
MODO DE FAZER
Numa vasilha coloque o coco, o queijo, a margarina e os ovos misture bem e vá colocando a farinha aos poucos e mexa com uma colher de pau, quando estiver querendo se soltar do fundo da vasilha a massa esta pronta.
Coloque colheradas num tabuleiro untado e enfarinhado e leve a assa em forno quente ate dourar.
BOLO DE FUBÁ COM COCO
3 xícaras (chá) de fubá peneirado
3 xícaras (chá) de açúcar
6 ovos (claras em neve)
leite de um coco
1 colher (chá) de erva-doce esfarelada
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de margarina
MODO DE FAZER
Bata na batedeira toda manteiga com meia xícara e açúcar ate obter um creme liso. Adicione o restante do açúcar e as gemas e misture bem. Acrescente a erva-doce, o sal e, intercalando em duas vezes, coloque o leite de coco é o fubá, bata as claras em neve e junte ao creme delicadamente. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido (180º). Deixe assar por 30 a 40 minutos cuidando para não ficar muito seco. Tire do forno e deixe esfriar um pouco. Corte em losangos ou quadradinhos antes de servir.
BOLO DE MACAXEIRA
1 kg de macaxeira
1 xícara (chá) de leite de coco
1 ½ xícara de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de margarina derretida
3 ovos
MODO DE FAZER
Descasque a macaxeira e corte em pedaços pequenos e bata no liquidificador ate virar um purê. Reserve. Em uma tigela misture ½ xícara do leite de coco e a água. Junte o açúcar, o sal, a manteiga e os ovos e misture. Adicione o purê de macaxeira e mexa bem.. coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pornô por 30 minutos . retire e regue com o restante do leite de coco.
Desenforme frio
Nenhum comentário:
Postar um comentário